quinta-feira, 27 de março de 2008

Economia >>


A Argentina é a segunda maior economia da América do Sul e juntamente com o Brasil , Paraguai e Uruguai faz parte do Mercosul.


O PIB argentino sofreu um recorde em 1998, chegando 299 bilhões de dólares/pesos. A partir deste ano, ele passou a sofrer sucessivas quedas, chegando ao seu limite inferior em 2002. O seu PIB em 2005 alcançou 181 bilhões de dólares, deixando-a como o 37º país no ranking global, e o 3º na América Latina.Os valores dos PIB atuais se referem a dados de 2005


A importância da economia argentina está ligada ao desenvolvimento da indústria de substituição de importações, que ocorreu na primeira metade do século: é o que chamamos de um país de"industrialização tardia", como ocorreu no México e no Brasil.

Principais produtos de exportação
Possuindo um dos solos mais férteis do mundo (Pampa), destaca-se na alta produtividade de grãos. Principalmente trigo,15 milhões de toneladas, a de milho, 19 milhões de toneladas e a de soja, 18 milhões de toneladas. Seguidos da produção de erva-mate, aveia, cevada, girassol, batata, algodão.

Pecuária
A pecuária é de extrema importância para a economia argentina. A carne de vaca e a lã produzidas no país situam-se entre as melhores do mundo, cabendo menção às técnicas de refrigeração e processamento de carnes e seus subprodutos. A produção anual de carne é de aproximadamente 3 milhões de toneladas. O rebanho argentino conta com cerca de 49,5 milhões de bovinos e 13 milhões de ovinos. A produção anual de lã é estimada em 62 mil toneladas.

Nenhum comentário: