quinta-feira, 27 de março de 2008

Aspectos Sociais


Cerca de 95% da população argentina é de cor branca,descendente , sobretudo, de espanhóis e italianos. Houve uma maciça entrada de imigrantes vindos da Itália e Espanha entre o final do século XIX e início do século XX, que acabou por diluir a outrora majoritária população indígena e mestiça. Tal fato é evidente em pesquisas genéticas, que indicam que 56% dos argentinos possuem algum antepassado índio.
Mais recentemente, vê-se o crescimento do número de imigrantes paraguaios, bolivianos e de chineses.

Idioma
O idioma oficial é o espanhol (ou castelhano, como os argentinos preferem chamá-lo), língua materna da grande maioria dos argentinos.

Religião
Há ampla liberdade de culto e a grande maioria da população (92%) segue a religião católica. As minorias são compostas de protestante 2%, judeus 2% e outras 4%.

Nível de vida
Tradicionalmente, a Argentina é indicada como um dos países latino-americanos com melhor nível de vida.
A Argentina tem um bom sistema educativo (a educação primária, por exemplo, é gratuita e obrigatória para crianças entre 6 e 17 anos), uma baixa taxa de anafalbetismo, entre outros indicadores favoráveis.

Gastronomia

A Argentina possui influência européia e indígena na sua gastronomia, mas devido ao pampa que faz fronteira com o Uruguai e Brasil que tradicionaliza a pecuária como atividade econômica, vários pratos típicos são baseados na carne bovina e nos derivados do leite. Nos restaurantes portenhos, são comuns os bifes de chouriço (a picanha do Brasil), filé mignon, entrecorte e costela. Além dos variados queijos e doces de leite, são comuns os alfajores, chocolates e trufas. O suco de pomelo (tipo de laranja-lima), é muito comum e pode ser encontrado na forma de refrigerante gasoso. Na panificação, a media-luna (originariamente o croissant francês) é uma boa pedida para acompanhar o café com leite e o tradicional cortado, café pequeno com um pingo de leite, nos vários cafés e restaurantes do país.

Nenhum comentário: